domingo, 21 de dezembro de 2008

HOT POTATOES

O Hot Potatoes é um programa de origem canadense que conta com um conjunto de seis ferramentas de autoria. Esse programa foi desenvolvido pela University of Victoria CALL Laboratory Research and Deselopment. As ferramentas existentes nele possibilitam a criação de exercícios variados, como por exemplo, palavras cruzadas, múltipla escolha, associações entre colunas. Outro ponto relevante no tocante ao uso das ferramentas é a interatividade, uma vez que as atividades são criadas para uso no ambiente da internet.


Ferramentas do Hot Potatoes
Segue abaixo uma breve discriminação das principais característica de cada ferramenta, isto é, que tipo de exercício cada uma delas produz.

JCloze: tal ferramenta cria exercício de completar lacunas (ou de preenchimento de espaço).

JQuiz: nessa o foco são atividades com questões de respostas curtas que podem se resumir em palavras, pequenas expressões ou até diminutas frases.

JCross: essa ferramenta cria as palavras cruzadas, um formato de exercício bem conhecido.

JMix: o exercício proposto por essa ferramenta é um espécie de ordenador de frases, conhecido popularmente como sopa de palavras.

JMatch: nessa o trabalho de associação entre “colunas” é a prosposta de exercício.



Instalação e configuração do programa
Para instalação do programa, vale a pena observar algumas informações. Para fins educativos, o programa Hot Popatoes é gratuito, basta que se preencha no sítio oficial do programa um formulário e posterior se proceda ao registro do programa (mais informações no guia). Além disso, o programa está disponível no idioma português. Logo abaixo, seguem alguns etapas básicas para uso do programa.

* Instalação: para instalação, é preciso que o usuário acesse ao seguinte endereço: web.uvic.ca/hrd/hotpot/. Na seqüência, busque na seção de Download a versão do programa que esteja de acordo com o sistema operacional do seu microcomputador (Windons, Macintosh e Linux).

* Entrada com os dados: faz-se necessário, de acordo com característica de cada ferramenta, entrar ordenadamente com os dados relativos ao conteúdo que se deseja trabalhar.

* Ajuste: prestar de informações adicionais para que o usuário(estudante) não se perca durante a realização das atividades, como por exemplo, comando das questões ou inserção de texto para orientação do estudante.

* Exportação: após criação em si das questões, é preciso passá-las para um formato Web. Isso se faz com um simples clicar em um determinado botão disponível no próprio programa.

* Publicação: com a utilização de software de publicação os exercícios são disponibilização na internet. E assim finalmente acessível aos alunos.


Tutoriais
Na internet, encontram-se muitos tutoriais que auxiliam os professores no manuseio das ferramentas disponíveis no Hot Potatoes. Segue abaixo uma seleção de links de tutoriais que podem ser bastante úteis para instrução dos usuários a cerca das peculiaridades de cada ferramenta.

www.cceseb.ipbeja.pt/Hotpotatoes/index.htm
www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/hotpotatoes www.acessus.net/html/tutoriais/potatoes/potatoes.htm


Também como forma de munir o usuário de informações sobre o programa, seguem abaixo links de guias do Hot potatoes:

woodstock.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=25
www.aulaintercultural.org/IMG/pdf/gui_E3o_20hotpotatoes.pdf

Aplicação educativa do programa

É possível visualizar, com o Hot Potatoes, uma série de atividades que podem ser utilizadas no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, no auxílio a alunos e a professores frente aos desafios propostos pelo dia-a-dia da sala de aula. Além disso, é preciso acrescentar que o uso do programa aproxima alunos e professores do universo digital, o que pode resultar na elevação da qualidade do ensino. Apresentam-se abaixo sítios que trazem o Hot Potatoes como produto final, ou seja, pronto para uso pelos estudantes.

web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm
www.ufpel.tche.br/faem/dfs/quiz/
www.eb23-guifoes.rcts.pt/NetMate/sitio/Hot-Potatoes.htm web.educom.pt/escolovar/hotpot_mat.htm

Nenhum comentário: